Panorama - Portal de Economia e Turismo

Sábado, 10 de abril de 2021

Notícia

Amazônia: Brasil e Alemanha fazem cooperação para produção sustentável

O acordo envolve a doação alemã de 25,5 milhões de euros e a contrapartida de 12 milhões de euros do governo brasileiro
Portal Administravel

Publicidade

Nome da empresa aqui
Pixabay / pixabay.com/images/id-5612310
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai criar o Índice de Adequação Socioambiental para qualificação das cadeias produtivas de carne, soja e madeira no Amazonas, no Mato Grosso, no Pará, em Rondônia e no Tocantins. A iniciativa, para favorecer a conservação da Floresta Amazônica, faz parte de um projeto de cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha para o período de 2020 a 2024.

O índice terá como base de dados o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto no Código Florestal Brasileiro, as guias de transição para controle da circulação de animais criados para corte e também informações da fiscalização contra a exploração de trabalho análogo à escravidão.

O acordo de cooperação, assinado nesta segunda-feira (9) na sede do ministério em Brasília, envolve a doação alemã de 25,5 milhões de euros e a contrapartida de 12 milhões de euros do governo brasileiro.

Segundo nota do ministério, as ações do projeto “buscam criar ferramentas para acompanhar a situação socioambiental dessas cadeias produtivas, gerar agregação de valor aos produtos dos setores com bons índices de sustentabilidade e fornecer assistência técnica e gerencial para os produtores com baixos índices de sustentabilidade”.

 “Quem estiver bem, vai ganhar impulso para ter mais qualidade e renda. Aqueles que estiverem abaixo dos indicadores aceitáveis terão que ter a mão do Estado e assistência técnica para que ultrapassem essa linha, possam ser produtivos”, explicou a ministra Tereza Cristina.

Segundo a ministra é preciso trazer as pessoas para dentro e fazer com que elas entendam que a tecnologia vai lhes dar renda. “[Com] essa renda vai ser possível que elas conservem e tenham um outro padrão de vida, mas dentro da tecnologia”, disse a ministra, enfatizando que a intenção não é excluir nenhum produtor, mas fazer com que todos atuem sem desmatar, com sustentabilidade e respeitando às leis.

Nova carne

O projeto inicia com foco na produção de carne nos estados da Amazônia Legal. “Esse acordo de cooperação é importantíssimo principalmente para a pecuária. Eu quero batizá-lo de ‘nova carne’”, disse Tereza Cristina. De acordo com a ministra, a iniciativa vai ajudar os produtores e abrir mercado.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, reconheceu que o tratado de livre comércio com o Mercosul vai aumentar as exportações de carne do Brasil para a União Europeia. Segundo ele, esse comércio depende do respeito às regras do Acordo de Paris (2015) que, entre outras coisas, prevê proteção contra a mudança do clima.

“Nós apoiamos os esforços do ministério para desenvolver soluções tecnológicas e promover a extensão rural de excelência, com o objetivo de melhorar a sustentabilidade na produção agrícola. Estamos convencidos de que isso melhorará o posicionamento e as oportunidades de mercado para os produtos agrícolas do Brasil e, ao mesmo tempo, para contribuir para uma harmonização com os objetivos de conservação dos recursos naturais e da Floresta Amazônica”, disse o diplomata.

De acordo com dados do Ministério da Economia, a carne bovina congelada equivale a 1,1% das exportações brasileiras para a União Europeia, celulose a 6,2%, e soja a quase 13% - somados farelo e resíduos da extração de óleo de soja e soja triturada, segundo dados de 2018.

Fonte

Agência Brasil / Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil - Brasília
  • COMPARTILHE
  • Compartilhar no Facebook
  • Enviar no Whatsapp
  • Compartilhar no Twitter

Publicidade

Nome da empresa aqui

Veja também

Gatinhas com olhar super expressivo conquistam mais de 300 mil seguidores no Instagram.
09Abr
PETS E ANJINHOS

Gatinhas com olhar super expressivo conquistam mais de 300 mil seguidores no Instagram.

Elas São da Holanda e Tem Mais de 300 Seguidores.

Magazine Luiza Vai Abrir Moderno Centro de Distribuição na Região da Grande Porto Alegre
09Abr
MERCADO ABERTO

Magazine Luiza Vai Abrir Moderno Centro de Distribuição na Região da Grande Porto...

O Investimento Será na Cidade de Gravataí.E Visa Atender a Região Sul do Estado Gaúcho

Arquidiocese de Maringá Festeja Aniversário de um dos seus Lideres
09Abr
FE E MISSÃO

Arquidiocese de Maringá Festeja Aniversário de um dos seus Lideres

Padre e Pároco de Presidente Castelo Branco

Campos do Jordão ganha mirante 180º no Parque da Cerveja
09Abr
VISAO PANORAMICA

Campos do Jordão ganha mirante 180º no Parque da Cerveja

Para chegar ao mirante, o visitante passará por uma trilha que conta com uma mata verde, sons de pássaros e uma vista...

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
Nome da empresa aqui
Parceiro
Nome da empresa aqui
Parceiro
Nome da empresa aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )